Realizar o procedimento de tanatopraxia vai muito além da crença, fé ou religião. É um ato de amor com próximo. É um ato de amor com o planeta que vivemos. Uma questão sanitária, onde eliminamos os riscos de transmissão de doenças e contaminação do solo ao realizar o procedimento.
E uma coisa é certa, não importa a religião ou doutrina que você segue – é pregado amar os seus – e se despedir com carinho é o caminho.
Abaixo listamos os ritos fúnebres de algumas religiões e doutrinas:
Budismo: Os rituais podem varias, em alguns casos a cremação ou a cerimônia para o sepultamento acontece 49 dias depois da morte. Já em outros casos, o corpo é envolto em tecido branco e acontece uma cerimônia de orações tradicionais.
Candomblé: O corpo é preparado religiosamente em uma casa de pai ou mãe de santo. Posteriormente, acontece a cerimônia de desligamento, o corpo é liberado para o velório, onde são realizados cânticos para os ancestrais. Ao fim dos rituais, o corpo é sepultado.
Catolicismo: Normalmente o velório e o sepultamento ocorrem no mesmo local. Os rituais são acompanhados de velas, incensos, água benta e flores. Geralmente é celebrado uma missa ou são feitas orações de corpo presente para realizar a despedida. Posteriormente o corpo sepultado e são realizadas novas orações diante do local de sepultamento.
Espiritismo: Os procedimentos de sepultamento dos espiritas são parecidos com os católicos. Durante o velório fazem orações, posteriormente o corpo pode ser enterrado ou cremado. Em caso de cremação costuma-se aguardar 72 horas.
Judaísmo: Exceto em raras exceções, o corpo é preparado religiosamente e sepultado o mais rápido possível, de preferência no mesmo dia da morte. De maneira mais simples possível, após uma lavagem tradicional o corpo é envolto em uma mortalha ou em uma urna básica e é sepultado.
Hinduísmo: Os rituais de preparação do corpo levam em torno de 2 horas. São feitas lavagens com água e outros rituais de acordo com as variantes da religião mais antiga do mundo. Os mortos são cremados, porque acreditam que se o corpo for queimado, o espírito poderá ser reencarnado novamente.
Islamismo: A preparação religiosa do corpo é feita por um familiar do mesmo sexo. O falecido passa por três banhos: para se libertar das impurezas. E por fim, é sepultado coberto por um pano branco em contato com a terra. Tudo de forma rápida e objetiva.
Protestantes: Acreditam que quando alguém morre, os rituais fúnebres são feitos para os familiares e não para o óbito. Utilizam apenas flores e realizam orações somente durante o velório. Após os atos é realizado o sepultamento.
Em todos os casos podem ocorrer algumas mudanças nos rituais de acordo com as variantes que existem dentro de uma mesma religião ou doutrina. Em todas elas a tanatopraxia ajuda a proporcionar uma despedida com amor.