A morte é um dos grandes tabus da humanidade. Um assunto evitado nas rodas de conversa. Um assunto que causa medo nas pessoas. Mas o fato é que nenhum de nós pode escapar dela. Todo nós iremos morrer e temos que amadurecer o entendimento sobre esse assunto.

As religiões tem influência constante no entendimento sobre como encaramos a morte. O entendimento da morte para os cristãos, islâmicos, judeus é que há a ressureição. Já os espíritas acreditam na reencarnação. Há outras religiões e doutrinas que creem na vida como um processo de evolução e que a morte seguida da reencarnação é um próximo passo para uma purificação, outros acreditam no renascimento no corpo de alguma animal ou vegetal. E também existe crenças que após a morte iniciamos uma viagem para outra dimensão.

Dia Nacional Contra à intolerância Religiosa. Imagem/Agência Oiti

Abaixo um breve resumo como algumas religiões e doutrinas entendem a morte:

Budismo: Prega a reencarnação, após a morte o espírito volta em outro corpo até mesmo de um animal. Acreditam que a conduta de uma vida influência na reencarnação.

Candomblé: Não acreditam que exista um céu e inferno. Após a morte a alma seria encaminhada pelos orixás até o mundo espiritual, onde permaneceria juntos com os seres ancestrais, orixás e guias.

Catolicismo:  O cristão entende a morte como um passo para a eternidade. E a conduta durante a vida leva ao Céu (Amor pleno de Deus) ou ao inferno o distanciamento total da divindade.

Doutrina niilista: Não crê em nada, a morte seria o fim de tudo.

Doutrina panteísta: Acredita que o individuo encarnado tem origem do universo, após a morte volta a fazer da massa comum do universo.

Espiritismo: A morte seria o fim da passagem naquele corpo. A religião acredita que o espírito pode reencarnar várias vezes em diversos planos espirituais. Os atos vão gerando consequências durante a vida e nas próximas encarnações. Acreditam que o espírito esteja em constante evolução para o seu aperfeiçoamento moral.

Judaísmo: O entendimento da morte para o judaísmo é que existe vida após a morte. A conduta durante a vida dará ao ser o destino eterno nos braços de Deus ou levara ao fogo do inferno.

Igreja Batista: Acreditam que aqueles que morrem fisicamente (apenas o corpo morre, pois seguem os ensinamentos de Jesus Cristo) vão viver a vida eterna no paraíso. Já aqueles que morrem espiritualmente, pois viveram uma vida de pecado sem seguir os ensinamentos de Jesus Cristo vão para o inferno viver uma eternidade de dor, angustia e tormentos.

Igreja evangélica: Acreditam no juízo final. As pessoas que morrem antes do dia do grande julgamento, passarão por uma grande viagem até a volta de Jesus Cristo, para a chamada “Ressureição dos Justos”, onde as pessoas serão condenadas a viver nas graças do paraíso ou no fogo e enxofre do inferno. 

Igreja Adventista do Sétimo Dia:  Os adventistas entendem a morte como um sono. As pessoas que morrem dormem profundamente até o dia da ressureição, aqueles que agiram de forma correta em vida ganham a graça da vida eterna, caso contrário desaparecem.

Hinduísmo: A vida após a morte no hinduísmo. As ações na vida terão influência direta na próxima encarnação, que pode ser em corpo humano ou não. Acreditam na a da transmigração da alma e a da libertação da existência material, a evolução da alma leva para a vida eterna.

Islamismo: A morte é a passagem para a vida eterna. As pessoas que fizeram o bem vão para o céu e os que fizeram o mal vão para o inferno.

Deixe um comentário