Depois das técnicas surgidas nos EUA, o embalsamamento. O mundo todo começou a desenvolver e aperfeiçoar o preparo de um corpo pós-morte para o sepultamento. E assim, chegamos na técnica que utilizamos hoje: a tanatopraxia.
A Tanatopraxia é uma técnica que consiste em higienizar, restaurar e conservar um cadáver humano. Um método moderno que consiste nos seguintes passos:
- O corpo é colocado em uma maca para o profissional avaliar.
- Posteriormente, é aplicado uma solução a base de formol (em média 8% de formol) através de artérias junto ao triângulo de escarpa ou carótida.
- O corpo é massageado para facilitar a drenagem dos líquidos.]
- O corpo descansa por cerca de 30 minutos.
- Aspira-se todos os líquidos do corpo.
- Coloca-se algodão para tamponar nariz e boca.
- O corpo é vestido e preparado para o sepultamento.
A tanatopraxia vai além do preparo da aparência do cadáver, é um preparo para evitar a contaminação biológica e uma questão de saúde sanitária. Os óbitos deixam de ter odor, não transmitem doenças, não derramam líquidos que poderiam contaminar o solo. Além de esteticamente recuperarem a cor natural e aparência. O corpo pode ser velado por maior tempo e permite a transladação respeitando as normas internacionais.
E as técnicas evoluíram e não pararam por aí. Hoje temos, por exemplo, tanatoestética e necromaquiagem, que são técnicas para garantir a melhor aparência de um falecido
Realizar tanatopraxia vai além de um procedimento estético. É uma questão de saúde e amor ao próximo.